AGOSTO

Teatro Municipal poderá voltar aos seus tempos de glória em Bela Vista do Paraíso.

Festa da Soja: uma cidade mantendo suas tradições

A festa mais tradicional da região se agiganta a cada ano, levando a população a um lazer e ao companheirismo das quermesses, muito comuns nas pequenas cidades nas décadas de 1970/80, sendo um grande evento cultural, religioso e popular que movimenta toda a cidade e também a região do Vale do Paranapanema.
As comemorações regionais com festas e atividades culturais são uma forma de manter vivas as tradições dos diferentes povos que compõem a maravilhosa mistura brasileira. No caso da nossa querida Festa da Soja, a cidade inteira se envolve e trabalha em prol de seu sucesso, tendo como prova a longevidade desta nossa maior e mais tradicional festa da região. Por mais que o nosso país esteja ilhado no que se refere à vinda de influências culturais externas, é preciso incentivar o que é nosso, a fim de que o Brasil mantenha sua identidade.
Nestas festas populares que movimentam as cidades há comemorações ou eventos festivos, e a nossa engloba os dois casos. A comemoração vem em prol da colheita e o agradecimento pelos frutos da agricultura, e no caso festivo a aglomeração de toda a sociedade no sucesso do evento.
A nossa magnífica festa teve início nos meados dos anos 1970, após a catástrofe que a geada negra causou em nossos cafezais, ocorrendo uma enorme e necessária mudança da agricultura local. Na época, nossa região e todo o Norte do Paraná viviam da monocultura do café, que migrou para a policultura, em especial das culturas de soja e milho, persistindo ainda o trigo.
A festa não perdeu a sua principal característica, que é a participação da coletividade toda unida, e também continua com as presenças marcantes das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas e danças.

 

Acontecimentos em Bela Vista do Paraíso em Agosto 2017
  
  
  
  
  

 

 


Estamos em constante atualização